Mocho-diabo

Mocho-diabo

O mocho-diabo é uma coruja da família dos estrigídeos.

Também conhecida como coruja-diabo e mocho-do-diabo. Vive em áreas de cerrado e em florestas artificiais de pinheiros, na Amazônia, Centro-oeste, Sudeste e Sul.

Recebe esses nomes devido a sua coloração escura e pela cor vermelho brilhante dos olhos ao refletir a luz incidente, lembrando a figura de um “demônio”.

França: Hibou maitre-bois
Alemanha: Styxeul
Espanha: Búho Negruzco
Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) asio = tipo de coruja orelhuda; e sygium, stygius = do inferno, infernal. ⇒ Coruja orelhuda do inferno. Na mitologia grega Styx era o nome de um rio no mundo inferior.

Primeira descrição: Nyctalops stygius - Wagler. 1832 - Minas Gerais - Brasil
Características

Coruja de tamanho médio-grande, variando de 38 a 46 cm. Apresenta aspecto escuro com duas “orelhas” eretas, olhos apresentando íris amarela. O adulto pesa entre 591 e 675g.
O Mocho Diabo apresenta um disco facial marrom escuro com manchas brancas finas. Ele apresenta uma curta, porém importante sobrancelha branca. Entre os olhos pode-se encontrar uma mancha em forma de gota de pequenas penas claras. Orelhas longas e visíveis particularmente quando o pássaro está alerta. As partes superiores são de coloração cinza amarronzada, a coroa é fortemente coberta com manchas brilhantes que contrastam com a coloração escura de fundo. O manto, asas e seu entorno tem cor cinza escura sólida, deixando apenas algumas bordas pálidas nas pontas das penas. As coberteiras são ligeiramente manchadas de branco. As rêmiges primárias exibem padrão na cor cinza escuro com algumas estrias de manchas pálidas. As rêmiges secundárias apresentam listras escuras. A cauda é escura com fino barrado claro. As partes ventrais são marrom pálido com grandes marcas escuras na porção superior do tórax. O ventre inferior é coberto com longas linhas escuras na forma de gotículas ou em forma de largas estrias e o crisso é marrom claro. Os tarsos são emplumados. Os pés são parcialmente cobertos com penas curtas. Íris amarela ou amarelo alaranjada. A cera é marrom acinzentada, bico preto. As pernas são marrons claro, as garras são fortes e apresentam as pontas pretas.
Os juvenis são claros, com plumagem pálida apresentando um fino barrado cinza. O disco facial e as asas são de coloração fuligem escura ou preta bastante contrastante com a coloração clara do restante da cabeça.

 

Referencia

http://www.wikiaves.mocho-diabo

 

Departamento de Biologia