Aquário

No AQUARIO “PROFESSOR TREMEL” poderão ser  conhecidas diversas espécies de peixes de pequeno a grande porte, onde destacam-se tambaquis, pacús, carpas coloridas, traíras, acará-bandeira e uma coleção de peixes japoneses, distribuídos em 20 tanques de água doce .

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos poiquilotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões), corpo coberto de escamas, na sua maior parte e, membros transformados em nadadeiras (pares, peitorais e pélvicas, e ímpares, dorsal, adiposa e caudal) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos.

A nadadeira caudal é a principal geradora do impulso que desloca o peixe na água, empurrando o seu corpo para frente. As demais têm a função de manter o corpo na posição vertical, como a dorsal e a anal, e de efetuar as manobras de subida e descida e de rolamento, como as peitorais e pélvicas.

Na água realizam todas as suas funções vitais como alimentação, crescimento, respiração, reprodução, eliminação dos metabólitos (urina e fezes), etc.