Mamíferos

São os animais mais evoluídos vivendo nos mais variados locais da Terra, desde as regiões tropicais aos pólos, e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. Eles dominam os habitats terrestres do nosso planeta. Existem, também, representantes marinhos  e de água doce .

Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muito quentes ou muitos frios. Isso ocorre, porque eles podem manter a temperatura do seu corpo constante (homotérmicos).

O termo mamífero (do latim mamma = mama; e feros = portador) refere-se às glândulas mamárias, presentes nas fêmeas, que fornecem o leite para alimentar os filhotes. Esta é a principal característica desses animais.

Eles ainda têm outras características que nenhum outro animal possui: pêlos recobrindo o corpo; desenvolvimento do filhote dentro do útero; presença de placenta: um órgão através do qual o filhote recebe os nutrientes da mãe; presença de um músculo respiratório, chamado diafragma, que determina os movimentos dos pulmões durante a respiração.

Possuem hábitos alimentares, que estão relacionados com o seu modo de vida. Muitos são herbívoros; outros são carnívoros, existem ainda insetívoros; e os onívoros, que se alimentam de carne e também de plantas, como é o caso do homem.

Os mamíferos do Zôo são cuidadosamente monitorados para que se conheçam seus hábitos sociais e reprodutivos. Para facilitar esse trabalho, de identificação são implantados.